O Primeiro Instituto Familiar de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

AIKIDO E BEM ESTAR

A definição de bem-estar vem ao longo do tempo adquirindo diversas significâncias nas mais variadas conjunturas sociais dos grupos sócio-culturais existentes.

Em conexo com as matérias milenares e contemporâneas referentes ao assunto, encontramos uma diversidade grandiosa de culturas e tradições do que seria o caminho do homem atual em busca do seu bem-estar.


Traduzindo essa estrutura para o AIKIDO contemporâneo, encontramos o ser humano em busca de um complemento, ou supostamente ao encontro de um novo caminho para a sua subjetividade, ou seja, um a forma que o faça subsistir com mais coerência em determinado meio sócio-cultural.

O meio existente no dia-a-dia defronta essa mesma pessoa com questionamentos sobre sua melhor conduta no convívio social. O faz questionar sobre o que seria mais adequado para a sua vivência estruturada em ideais, que ele mesmo duvida do que seria correto.

Temos um contexto estrutural e pessoal que levaria algum tempo e explanações para ser desestruturado, o que não é a nossa intenção no momento.

Como dito em outros momentos, temos a procura pelo AIKIDO por pessoas que buscam uma melhoria na qualidade de vida. Através dos pilares do corpo, da mente, do espírito ou do convívio social.

A base da convivência é o contato pessoal com os mais diversos ciclos sociais. Iniciado a partir da família. No AIKIDO a prática social é focada em todo momento no treino, desde a entrada no Dojo, ate a cerimônia do chá realizada no final de cada prática. Praticar AIKIDO não é somente realizar técnicas e sim manter um convívio harmonioso e flexível com as mais diversas pessoas no Dojo e fora dele.
E essa prática nasce a partir do Shizen Tai, ou seja, um estado de espírito natural e descontraído. Assim o praticante inicia a seu treino procurando libertar-se de vícios sociais frustrantes e aplica-se em buscar uma harmoziação em Dojo baseada na sinceridade e respeito.
Através da alegria de praticar com os semelhantes que trilham o mesmo caminho espiritual de se fortalecer através da união do corpo, mente e espírito, o iniciado torna-se um novo conhecedor de novos ambientes que o tornem uno com a natureza.
O Ki renovado constantemente na prática do AIKIDO nos trás um novo vigor, emergindo naturalmente do contato social com pessoas no Dojo que buscam o mesmo vislumbre do universo, nos tornando capaz de viver diariamente a alegria, a vibração, a liberdade e a flexibilidade da existência.

Adiantando-nos as mais diversas situações inerentes ao viver, de uma forma nunca antes experimentada, que nos ascende a um nível superior de compreensão própria, trazendo assim um bem estar físico devido à prática adquirida diariamente, um bem estar mental devido à prática de cuidado e preservação do outro que nos demonstra o caminho do AIKIDO, de um bem estar espiritual ao experimentar o convívio com as pessoas, desejos, intenções, identificações e emoções. Trazendo-nos finalmente após todas essas experiências o significante de coexistir de uma forma gratificante em um grupo social.

Praticamos para todos os momentos de nossa vida (estudos, trabalho, graduações etc).


Praticar AIKIDO é se preparar para um convívio social com qualidade de vida e bem estar em todos os âmbitos com quem coexistimos.


Josemar Dias

Sensei Fundador e Líder do Instituto Makoto de Aikido